Dores no corpo ao fazer artesanato? Cuidado, pode ser LER !


DICA DE UMA FISIOTERAPEUTA QUE ENTENDE DO ASSUNTO, HEIN ?!!!!!


Artesãos são alguns dos principais profissionais atingidos por problemas com a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que pode causar desde incômodos leves até a incapacidade funcional do paciente.


Para começar, é importante entender o assunto: a LER é um conjunto de doenças que provocam inflamações em algumas estruturas do corpo. A mais conhecida entre elas é a tendinite, que ataca os nossos tendões. Também existem a bursite, que resulta em dores na região anterior do ombro; a síndrome do túnel do carpo, que causa formigamento nos dedos das mãos ou o dedo em gatilho, em que o paciente não consegue estender os dedos depois de dobrados.

No caso dos artesãos, o problema pode morar tanto em posturas inadequadas frente ao cavalete, bancadas, quanto em esforços exagerados aplicados como por exemplo,em técnicas de entrelaçamento de fibras . Também são nocivos os movimentos repetitivos e constantes de práticas como crochê, tricô e tear.
Para tratar esses primeiros sinais da lesão, pode-se combater o problema com analgésicos e antiinflamatórios (sempre prescritos por um médico especialista) e compressas de gelo na área dolorida, durante 20 minutos, de uma a duas vezes por dia. Pausas durante o trabalho, seguidas de alongamentos também são essenciais.



Os casos avançados da enfermidade, em que o paciente perde a força dos membros, devem ser combatidos com sessões de Fisioterapia que duram de 6 meses a um ano. A Acupuntura também tem se mostrado eficaz no combate à dor causada por movimentos repetitivos , além de causar um relaxamento ao paciente.

A falta de acompanhamento médico pode ocasionar um desconforto crônico que tornará penosas atividades simples do dia a dia. Por isso, previna-se e trabalhe somente sob condições adequadas. E não deixe de consultar o médico se as dores persistirem !

Tenha sempre os pés apoiados no chão e as pernas flexionadas em um ângulo de 90°. Sua mesa deve estar na altura da cintura e seu tronco ereto. Mantenha os ombros relaxados durante a atividade e alterne momentos de repouso com exercícios de alongamento, que devem ser indicados por um fisioterapeuta .


E lembre-se : Dor é sinal de que algo não vai bem !!!!

                                               
                                                                                                           ( Fonte: Portal de Artesanato )

                Amigos, fica a dica !!!

              E um ensolarado fim de semana para todos !!!
                                Bjosss

Nenhum comentário: